segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pra quem não conhece.

Vamos lá. Pra quem não conhece, aqui vai a divertida parábola de Bertrand Russel sobre O Bule Celeste!
"Muitos ortodoxos falam como se fosse obrigação dos céticos contraprovar dogmas consagrados, e não dos dogmáticos comprová-los. Isso é, claro, um equívoco. Se eu sugerisse que entre a Terra e Marte há um bule de chá chinês rodando em torno do Sol numa órbita elíptica, ninguém seria capaz de contraprovar minha afirmação, desde que eu tenha tido o cuidado de acrescentar que o bule é pequeno demais para ser revelado até pelos nossos telescópios mais potentes. Mas, se eu prosseguisse dizendo que, como minha afirmação não pode ser contraprovada, é uma presunção intolerável por parte da razão humana duvidar dela, imediatamente achariam que eu estava falando maluquices. Se, porém, a existência do bule tivesse sido declarada em livros antigos, ensinada como verdade sagrada todos os domingos e instalada na cabeça das crianças na escola, a hesitação em acreditar em sua existência se tornaria um traço de excentricidade e garantiria ao questionador o atendimento por psiquiatras numa era esclarecida ou por um inquisidor em eras anteriores. "

4 comentários:

Guilherme Mainieri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Mainieri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Mainieri disse...

Existem três duendes verdes que moram em Megaclite (62ª lua de Júpiter)
Duvido alguém provar que eles não existem!

Barba disse...

Guilherme, eu provo facilmente... Nas escrituras não diz nada sobre a existência desses duendes, logo, eles não existem!